top of page

FISIOTERAPIA: Estimulação precoce na Microcefalia

Os primeiros estímulos em recém-nascidos são chamados de Estimulação Precoce. Sabendo disto, faz-se necessário que, crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, presente em algumas crianças portadoras de microcefalia, recebam estes estímulos.

A Fisioterapia visa estimular um cérebro ainda imaturo e em desenvolvimento para que seja capaz de receber sensações normais e responder a elas adequadamente, integrando-as ao seu crescimento desde o início da vida.

A Estimulação Precoce de bebês nascidos com microcefalia promove o equilíbrio do desenvolvimento entre vários sistemas, nas áreas: motora, sensorial, perceptiva, proprioceptiva, lingüística, cognitiva, emocional e social, dependente ou não da maturação do Sistema Nervoso Central, sempre com estímulos adequados de acordo com o desenvolvimento normal e, sempre compatíveis com as particularidades de cada bebê.

Ela tem como objetivo interferir na fase em que ainda não existam padrões patológicos instalados e em que a plasticidade cerebral ainda é grande, na qual, o cérebro ainda imaturo e em desenvolvimento, é capaz de receber sensações normais e de responder a elas adequadamente tornado os resultados mais eficazes.

A Estimulação precoce deve, sempre que possível, estimular atividades funcionais e, ter em vista que a criança perceba o objetivo do exercício praticado. Este tipo de estímulo favorece a motivação, a repetição e a vivência das atividades do dia a dia.

Com o início imediato dos estímulos (0-18 meses) as principais alterações clínicas e funcionais que podem estar presentes em bebês com microcefalia (displasia do quadril (frouxidão da articulação do quadril), rigidez acentuada em braços e pernas, tônus axial diminuído, dificuldade visual e déficit sensorial importante) podem ser amenizadas ou evitadas.

É necessário lembrar que mesmo realizando a Estimulação Precoce, a lesão não vai desaparecer, contudo, os estímulos irão potencializar a competência da criança, já que a aprendizagem exige vivencia. Quanto mais estímulos receberem, melhores serão as condições de desenvolvimento.


REFERENCIAS:

http://abrafin.org.br/

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-04/exercicios-simples-estimulam-o-desenvolvimento-de-bebes-com-microcefalia

Fabiane Elpídio de Sá; Kátia Virgínia Viana Cardoso; Renata Viana Brígido de Moura Jucá Rev Fisioter S Fun. Fortaleza, 2016 Jan-Jul; 5(1): 2-5 Microcefalia e Vírus Zika

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page