top of page

A importância da Fisioterapia Respiratória na Síndrome de Down

O que é fisioterapia respiratória?


A fisioterapia respiratória é realizada de forma preventiva onde melhora a entrada e saída de ar dos pulmões. São aplicadas técnicas manuais, como também aparelhos que ajudam a parte respiratória da criança.


Por que as crianças precisam de fisioterapia respiratória tão precocemente?


Devido as alterações do sistema respiratório e a predisposição genética, as crianças estão sempre susceptíveis a infecções respiratórias, diversas doenças são responsáveis por um acúmulo de secreções bronquiais, sendo necessário a intervenção da fisioterapia respiratória com objetivo de remover as secreções bronquiais e expandir os pulmões.


Como é realizada a fisioterapia respiratória?


As manobras de fisioterapia relacionadas aos cuidados respiratórios consistem em técnicas posturais, manuais e aparelhos.

Para que ela é usada?

  • mobilizar e eliminar as secreções pulmonares;

  • promover a expansão pulmonar;

  • prevenir complicações;

Quem deve realizá-la?


A Fisioterapia Respiratória deve ser realizada por fisioterapeuta capacitado e preferencialmente especialista em respiratória.


Os pais podem aprender algumas técnicas?


Os pais são fundamentais para o sucesso da fisioterapia respiratória, mas, técnicas específicas devem ser realizadas preferencialmente pelo profissional experiente, pois a terapia consiste desde a avaliação da ausculta pulmonar e a realização de manobras e técnicas que serão estabelecidas após esta avaliação.


Como os pais podem ajudar?


Os pais devem participar auxiliando na realização correta das inalações prescritas pela equipe médica, estimulando a tosse, mudança de decúbito, ou seja, a criança precisa e deve ser colocada em diferentes posições para auxiliar na ventilação pulmonar (deitada dos dois lados, barriga para cima, cabeceira elevada), orientados da importância da realização de algumas técnicas de limpeza brônquica, sempre conforme orientação do fisioterapeuta.


Quais os problemas respiratórios nos indivíduos portadores de Síndrome de Down?


Na maioria são decorrentes da hipotonia muscular, com o principal músculo respiratório é o diafragma ele consequentemente fica fraco em conseqüência da própria postura; baixos reflexos de tosse e expectoração e excesso de muco. A predisposição a pneumonias deve-se também a anormalidades no sistema imunológico.

Para isso temos que realizar uma fisioterapia respiratória com o objetivo do fortalecimento da musculatura respiratória dos indivíduos com Síndrome de Down.


Como é realizada a Fisioterapia no pré operatório em crianças com síndrome de Down?


O objetivo do tratamento fisioterapêutico é a higiene brônquica e redução do desconforto respiratório. A fisioterapia pode fazer-se indispensável na equipe clínico-cirúrgica, avaliando e autorizando ou não a liberação do paciente para a cirurgia.

No período pré-operatório, são avaliadas as alterações respiratórias da cardiopatia congênita. Os distúrbios neuromotores são notados evitando a descompensação da condição cardíaca.

Temos como objetivo a influência da recuperação no pós operatório assim a família e o paciente recebem toda orientação sobre a cirurgia e o pós operatório e a importância dos exercícios respiratórios principalmente de expansão pulmonar.


Referências

http://www.macetesdemae.com/2014/07/fisioterapia-respiratoria-em-criancas-o-que-e-e-importancia.html

http://www.novafisio.com.br/tratamento-fisioterapeutico-no-pre-operatorio-de-tetralogia-de-fallot-em-pediatria/

http://www.clinicasphera.com.br/fisioterapia/respiratoria

http://fisiorespiratoriaparabebes.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page