top of page

Orientação do Fisioterapeuta nos cuidados domiciliar da criança com Paralisia Cerebral

Olá mamães, estou aqui para poder ajudar vocês explicando como podemos cuidar das crianças com paralisia cerebral no domicílio, mostrando que família é muito importante no comportamento e na formação da personalidade da criança com PC. Como a paralisia cerebral é caracterizada por comprometimentos neuromotores que podem causar diversas limitações em atividades funcionais, a família precisará aprender a lidar com as diferentes necessidades do indivíduo com PC.


POSICIONAMENTO

O posicionamento das crianças com PC são muito importantes durante o período de crescimento da criança pois a escoliose é uma das alterações que podem aparecer durante o crescimento onde pode causar dor e afetar não só a postura, mas também o equilíbrio para sentar e a capacidade de caminhar. A escoliose pode ser evitada ou amenizada através de programas de exercícios e orientações de posicionamentos adequados. Elas que apresentam curvaturas significativas da coluna podem necessitar de intervenção cirúrgica, portanto, deve-se realizar uma consulta médica para maiores esclarecimentos cirúrgica, portanto, deve-se realizar uma consulta médica para maiores esclarecimentos.

Contraturas

É comum encontrar crianças com paralisia cerebral que desenvolvem deformidades em flexão de quadris, joelhos e tornozelos (“pés caídos”), afetando o equilíbrio, a capacidade de sentar e de andar. Já as contraturas de membros superiores ocasionam frequentemente deformidades em flexão de cotovelos, punhos e dedos das mãos, prejudicando capacidade da criança de agarrar, segurar e manipular objetos.


Órteses

Estas complicações citadas acima podem ser evitadas ou amenizadas com a realização de exercícios, orientações de posicionamento adequado e utilização de equipamentos ortopédicos, e a órtese é uma delas. Estas são dispositivos de uso externo que visam melhorar a capacidade funcional, proporcionar maior estabilidade postural e prevenir ou retardar a evolução de contraturas.

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

Os pais podem contribuir com o processo de reabilitação da criança, ajudando o filho a alcançar uma função mais favorável à medida que realiza os exercícios orientados pelo profissional da saúde em ambiente domiciliar. Desta forma, os exercícios de alongamento muscular são fundamentais para a prevenção de contraturas e deformidades.

Foi possível perceber que é necessário que o profissional da saúde tome a iniciativa de ouvir os familiares com mais frequência, questioná-los as dificuldades e orientá-los e explicá-los.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page