top of page

Tratamento Fisioterapêutico na INCONTINÊNCIA URINÁRIA em Mielomeningocele

O que é?

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO


Há casos em que a criança não consegue controlar o xixi e corre o risco de ficar molhada tanto durante o dia quanto à noite. Em outras situações, não consegue fazer xixi ou não consegue fazer a quantidade suficiente, resultando no acúmulo da urina e podendo causar infecções.Os tratamentos mais comuns são o uso de uma sonda ligada à bolsa coletora de urina, cateterismo a cada três horas via uretra ou via estoma, que é um procedimento cirúrgico e o importante da fisioterapia onde ela faz a orientação aos cuidados da criança de como é feita a realização da compressão manual para estimulação da saída do xixi, favorecendo a drenagem vesical e diminuindo a urina residual e consequentemente o risco de infecções.

O Intestino neurogênico é onde os pacientes com mielomeningocele também têm dificuldades de controlar os movimentos da região anal, retendo ou soltando demais as fezes.

Cada paciente é único e o tratamento depende de como esta a criança no momento da avaliação.

Referência- Manual para pais, mães e família (Hospital pequeno príncipe)

Vencendo a Mielo

Esse é o pequeno Yuri Arruda Vieira Idade, ele tem 4 anos e 6 meses, diagnosticado com Mielo sacral baixa. Realiza fisioterapia desde 1 mês de vida. A Dra. Thais, está em atendimento com ele há 6 meses, em relação a incontinência urinária e fecal.


As fotos foram cedidas pela mamãe Telma Arruda.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page