Please reload

Posts Recentes

Pelo Inss - LOAS :Como conseguir esse beneficio?

October 17, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

A Microcefalia e o Desenvolvimento Motor

    A criança com microcefalia apresenta uma cabeça menor do que o normal e pode estar associada ao atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Dependendo do grau e do tipo de microcefalia, maiores podem ser as dificuldades, porém, o que esperar do desenvolvimento motor de uma criança com diagnóstico de patologia neurológica como a microcefalia?

     Muitas são as dúvidas, dos pais, dos familiares, dos terapeutas e de todos os que cercam a criança.

    Cada criança apresenta seu padrão característico de desenvolvimento (psicológico, neurológico e motor). O desenvolvimento motor pode ser definido como “processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança”.

   O acompanhamento médico e as terapias multidisciplinares (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia) são de extrema importância para a criança se desenvolver com o mínimo de limitações possíveis. Os profissionais, em contato com a criança, traçarão os objetivos e esquematizarão a melhor conduta de tratamento.

 

   Tanto na microcefalia quanto em outras patologias neurológicas, algumas habilidades motoras podem ser alcançadas, porém dependerá do início imediato do tratamento, sendo que o período de 0 a 18 meses é o de maior desenvolvimento da criança.

    Os estímulos em casa também são muito importantes. Quanto mais os pais brincarem e conversarem com a criança, mais rápido ela desenvolverá.

     Quanto mais tarde a criança receber os estímulos/tratamentos, mais defasado estará o seu desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo, repercutindo na vida futura da criança. 

 

REFERÊNCIA

https://www.tuasaude.com/tratamento-para-microcefalia/

http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/neuro/desenv_motor_octavio.htm

Compartilhe no Facebook
Curta esse post
Please reload