Please reload

Posts Recentes

Pelo Inss - LOAS :Como conseguir esse beneficio?

October 17, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

            A paralisia cerebral (PC) é definida como um distúrbio do movimento e da postura resultante de uma lesão cerebral que pode ter ocorrido no período gestacional, durante ou após o nascimento. É considerada estática, ou seja, não progride nem se agrava.

            Devido a dificuldade na coordenação motora é muito comum que o paciente com PC não consiga higienizar sua boca de forma adequada e apresente acúmulo de placa bacteriana (biolfime), lesões de cárie dentária e problemas gengivais. Além das limitações físicas para executar os movimentos de limpeza da boca, os músculos responsáveis pela mastigação e deglutição (ato de engolir) também são afetados, podendo haver problemas de oclusão e respiração bucal.  

            Pode haver a presença de defeitos de formação no esmalte dentário e aumento do volume gengival relacionado ao uso de medicamentos, como é o caso dos pacientes que fazem uso de anticonvulsivantes à base de hidantoína. O bruxismo (ato de ranger os dentes) também pode estar presente e levar ao desgaste precoce dos dentes.

            O tratamento odontológico deve ser realizado por um cirurgião dentista familiarizado com a PC, pois é importante que o profissional tenha conhecimento de todas as particularidades envolvidas na condição do paciente, desde a escolha da posição mais adequada para o atendimento odontológico, que pode contar com o uso de almofadas de posicionamento, até mesmo para a escolha dos medicamentos que serão utilizados ou aplicados no paciente.

            É importante lembrar que pacientes com PC tem movimentos involuntários, que podem ser confundidos com falta de colaboração por profissionais não familiarizados com a condição. Evitar situações que estressem o paciente também ajuda na diminuição desses movimentos, devendo o cirurgião dentista estar atento aos seus próprios movimentos durante o atendimento e ao posicionamento do paciente na cadeira.

            É interessante que os profissionais de saúde que cuidam do paciente estejam em contato para poderem oferecer tratamentos com maior qualidade e segurança. O vínculo entre a família e o profissional de saúde também é muito importante para a manutenção da saúde do paciente.

            Cabe ao cirurgião dentista oferecer suporte e orientações individualizadas para os cuidados com a saúde bucal, podendo auxiliar na confecção e escolha de produtos que sejam adequados ao caso e facilitem a realização da higienização bucal do paciente por seus familiares/cuidadores. Vale ressaltar que é possível atender a todas as necessidades odontológicas do paciente com PC com conforto, segurança e qualidade, sendo importante que a família busque profissionais preparados para oferecer esse tipo de atendimento.

 

Legenda das fotos:Paciente acomodada por almofada específica para conforto durante o atendimento odontológico

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Curta esse post
Please reload