A Lívia nos ensinou a termos Paciência e Fé
Olá meu nome é Eliane Bortolazzo, tenho 47 anos, casada tenho 2 filhos, um menino de 12 anos e uma menina de 11 anos chamada Lívia.
Percebi algo diferente nela por volta de 1 ano de idade, pois não fazia contato visual com ninguém, não sorria, ficava isolada e sempre brincava sozinha pelos cantos da casa. Os brinquedos de sua preferência era os que faziam movimentos circulares e se incomodava quando os objetos eram trocados dos lugares costumeiros.
Inicialmente suspeitamos que tivesse algum problema auditivo, já que não regia ao ser chamada. Então, procuramos ajuda médica e o pediatra encaminhou para o neurologista, e realizamos o exame BERA, que constatou tudo normal.
Logo depois, fui encaminhada através do neurologista a uma psiquiatra infantil, que realizou vários exames. Descobrimos um problema na tireóide - Hipotireoidismo. E após varias terapias com a psiquiatra, por volta dos 3 anos de idade, recebemos o diagnostico de Autismo.
Ficamos muito tristes, sem chão! E muito preocupados e cheios de duvidas...
As dificuldades que encontramos foram varias, e até hoje temos muitas! A principal que enfrento diariamente é com a alimentação da Lívia, não aceita experimentar novos alimentos.
Começamos a procurar ajuda, fomos instruídos pelo neurologista e psiquiatra, iniciar as terapias. E dentro das nossas possibilidades financeira, iniciamos um tratamento multidisciplinar com: equoterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.
Tivemos dificuldades com tratamento em geral, já que o convenio médico nem sempre oferece todas as terapias que ela necessita, já que são terapias especializadas. Na época pagamos por varias dessas terapias. E hoje, vejo que há necessidade de ação judicial para que consigamos algumas terapias, e no momento não tenho condições financeiras de iniciar essa ação.
Minha filha melhorou muito... Hoje faz contato visual, canta e fala em inglês (da maneira dela). Ama receber carinho entende tudo e é muito inteligente. Antenada a modernidade, adora computador, tablet é esperta até demais!!!
Lívia ama passear no shopping, melhor dizendo nas lojas de brinquedos, adora passear de carro, e em casa escuta música, e não é qualquer música, as preferidas são as “músicas de balada”.
Para as mães que recebem esse diagnostico, é preciso ter muito AMOR, paciência, carinho e muita fé em Deus!