top of page

A importância da Fisioterapia Motora no acompanhamento de crianças Autistas


A Fisioterapia Motora em pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autismo) é muito importante, pois auxilia na melhora de habilidades motoras como: rolar, engatinhar, sentar, ficar de pé, andar e ajudar a criança a adquirir força muscular e coordenação. Estes tratamentos precisam de uma equipe altamente qualificada para a aplicação de todas as técnicas em fisioterapia, auxiliando na adaptação dos pacientes.

As duas principais dificuldades motoras apresentada pela criança com autismo são a hipotonia (baixo tônus e força muscular) e apraxia (prejuízo na habilidade de executar movimentos hábeis, apesar de possuir a habilidade física e o desejo de executar).

Na Fisioterapia Motora há diversos exercícios que podem ajudar no desenvolvimento do autista, seja criança ou adulto, mas a atividade mais utilizada é o método Bobath onde prioriza a melhora da capacidade funcional da criança, isto é, independência cada vez maior na sua rotina de vida diária. A terapia é especializada no tratamento de distúrbios de função, movimento e controle postural. O objetivo do tratamento é obter mudanças no tônus postural e padrões de movimentos, para possibilitar torná-los mais úteis e eficientes, através da prática e do aprendizado. As sessões visam: Ajuste postural em resposta as modificações do ambiente e as mudanças no corpo durante atividades funcionais, motivar orientação de tarefas e funções promovendo aumento de sua independência.

É fundamental que a Fisioterapia Motora seja realizada de forma individualizada, para ser aplicado um programa de treino de habilidades motoras. Tendo como objetivo ensinar habilidades motoras, relacionadas à coordenação motora fina e grossa, controle de força e propriocepção, que são pré-requisitos para o aprendizado de futuros movimentos necessários para atividades de vida diária.


Referência

http://www.fisioterapiainfantil.com.br/terapia_infantil.pdf

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page