top of page

Resposta ao Leitor: Apraxia no Autismo

12/12/2016

Olá, projeto

Meu nome é Ana , tenho o Lucas de 8 anos com Autismo, gostaria que falassem sobre apraxia e o que posso fazer em casa para ajuda-lo. Obrigada!

 

Olá, Ana!


A apraxia de fala é uma dificuldade na programação motora da fala, o que acarreta complicações na produção de sons. Algumas características podem ser elencadas: crianças que vocalizam ou verbalizam (falam) pouco, apresentam fala de difícil compreensão, pobre domínio de sons na fala, vocabulário restrito. Além da dificuldade motora na fala, essas crianças também podem apresentar: dificuldade na coordenação motora fina, para mastigar, para se vestir, para realizar expressões faciais, etc.

Conforme escrevi no artigo anterior, muitas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, apresentam dificuldade de linguagem oral. O quadro de apraxia de fala pode ou não estar correlacionado ao diagnóstico de base.

Como não conheço o caso do Lucas, fica difícil eu lhe dar dicas de uma orientação a ser feita em casa, para que o caso possa ser estudado, é necessário avaliação com Fonoaudiólogo especializado e outros profissionais capacitados (como Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas, por exemplo).

O atendimento a crianças com este diagnóstico é mais longo, com frequência de 3 a 4 vezes por semana. Lembrando que a parceria com a família é de suma importância para que a evolução da criança se dê mais facilmente.

Espero poder ter ajudado.

Um abraço,

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page