top of page

Qual relação do quarto Montessoriano com o desenvolvimento da criança ?

Olá mamães, vou explicar em um resumo muito curto do que é o método montessoriano onde providenciamos materiais para que a criança aprenda por ela mesma, através da sua curiosidade. Para isso devemos deixar tudo a disposição e altura da criança para que ela explore sempre que achar necessidade.


Porque fazer um quarto montessoriano?


O propósito do quarto é que ele seja um ambiente de conforto e liberdade. A criança é curiosa por si e tem o poder de aprender sozinha, então montar um quarto seguro onde a criança vai explorar e aprender de forma simples e também aprender a ter autonomia.


Quando montar o quarto montessoriano?


Não há regra você pode montar a partir de qualquer idade.

Como montar o quarto montessoriano?


O primeiro passo para a montagem do quarto da criança é adotar o ponto de vista da criança aquilo que ela puder acessar deve ficar ao nível de suas mãos.


Os itens que compõem um quarto montessoriano são basicamente cama, espelho, móveis, barra, brinquedos ou figuras.

O quarto montessoriano não tem berço e sim uma cama ou colchão no chão, a cama deve ser baixa para ela subir e descer dela sempre que quiser. Ao lado do colchão você pode colocar tapete longo para que a criança não pise no chão frio ao acordar.


O espelho todo quarto Montessori precisa, para que ele reconheça seu próprio rosto no espelho, o espelho vai ajudar na formação da consciência do seu corpo, ele deve ser sempre baixo na altura da criança.


Os móveis você não precisa ter todos os móveis num quarto montessoriano, você pode ter um guarda roupas para guardar roupas e pode ter uma estante de brinquedos ou seja tudo vai depender do espaço.


A barra na parede tem uma única função ajudar a criança a ficar em pé e ajudar ela a andar sem que ela dependa da ajuda de seus pais. A barra pode ser uma barra de cortina e deve ser presa a mais ou menos de 50cm do chão (pode variar conforme a altura da criança), você pode pendurar brinquedos na barra para fazer com que a criança tenha interesse de ir até ela para procurar ficar em pé ou até mesmo caminhar.

Para finalizar, outros objetos, livros, brinquedos rádio e/ou instrumentos sensoriais também podem ter no seu espaço no quarto de forma organizada, mas cuidado porque em quarto montessoriano menos é mais.


E, claro lembre-se que tudo deve ser baixo, na altura e no alcance da criança.


http://www.mamaetagarela.com/quarto-montessoriano-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page