top of page

Orientação do Fisioterapeuta nos cuidados domiciliar da criança com Paralisia Cerebral

  • Escrito pela fisioterapeuta Dra. Thais Soleira
  • 18 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Olá mamães, estou aqui para poder ajudar vocês explicando como podemos cuidar das crianças com paralisia cerebral no domicílio, mostrando que família é muito importante no comportamento e na formação da personalidade da criança com PC. Como a paralisia cerebral é caracterizada por comprometimentos neuromotores que podem causar diversas limitações em atividades funcionais, a família precisará aprender a lidar com as diferentes necessidades do indivíduo com PC.


POSICIONAMENTO

O posicionamento das crianças com PC são muito importantes durante o período de crescimento da criança pois a escoliose é uma das alterações que podem aparecer durante o crescimento onde pode causar dor e afetar não só a postura, mas também o equilíbrio para sentar e a capacidade de caminhar. A escoliose pode ser evitada ou amenizada através de programas de exercícios e orientações de posicionamentos adequados. Elas que apresentam curvaturas significativas da coluna podem necessitar de intervenção cirúrgica, portanto, deve-se realizar uma consulta médica para maiores esclarecimentos cirúrgica, portanto, deve-se realizar uma consulta médica para maiores esclarecimentos.

Contraturas

É comum encontrar crianças com paralisia cerebral que desenvolvem deformidades em flexão de quadris, joelhos e tornozelos (“pés caídos”), afetando o equilíbrio, a capacidade de sentar e de andar. Já as contraturas de membros superiores ocasionam frequentemente deformidades em flexão de cotovelos, punhos e dedos das mãos, prejudicando capacidade da criança de agarrar, segurar e manipular objetos.


Órteses

Estas complicações citadas acima podem ser evitadas ou amenizadas com a realização de exercícios, orientações de posicionamento adequado e utilização de equipamentos ortopédicos, e a órtese é uma delas. Estas são dispositivos de uso externo que visam melhorar a capacidade funcional, proporcionar maior estabilidade postural e prevenir ou retardar a evolução de contraturas.

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

Os pais podem contribuir com o processo de reabilitação da criança, ajudando o filho a alcançar uma função mais favorável à medida que realiza os exercícios orientados pelo profissional da saúde em ambiente domiciliar. Desta forma, os exercícios de alongamento muscular são fundamentais para a prevenção de contraturas e deformidades.

Foi possível perceber que é necessário que o profissional da saúde tome a iniciativa de ouvir os familiares com mais frequência, questioná-los as dificuldades e orientá-los e explicá-los.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

© 2016 por Projeto DeSin. Orgulhosamente criado com Wix.com

Siga - nos
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
bottom of page